A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) está reativando, de forma gradativa, desde a tarde desta quinta-feira (12), o abastecimento de água das cidades de Jaçanã, Campo Redondo, Coronel Ezequiel e São Bento do Trairi. A solução do problema causado pelas fortes chuvas veio com o resgate e escoramento dos 30 metros de tubulação que estavam mergulhados no rio Inharé, no trecho entre Santa Cruz e São Bento do Trairi. Só foi possível realizar o procedimento depois que o nível do rio baixou. A empresa começa a estudar uma alternativa para desviar a tubulação do leito do rio a fim de evitar que o fato volte a acontecer.
Segundo informações do gestor da Unidade de Operação e Manutenção da Regional Litoral Sul, (RLS) da Caern, Dídimo Oliveira Dantas, foi necessário que a água do rio baixasse para possibilitar o resgate da tubulação que inicialmente estava submersa em uma profundidade de três metros, no meio do Inharé. A tubulação em ferro fundido tem 250 milímetros de diâmetro está escorada em troncos de madeira com mais de dois metros de altura fincados dentro do rio, amarrada com cabos de aço. Foi necessário o uso de guindastes e diversos homens para conseguir mover os canos.
ALTERNATIVO
Em Campo Redondo a Caern reativou o antigo sistema de abastecimento de água, com captação no açude Mãe D'Água, para utilização nos serviços domésticos e higiene pessoal, enquanto recuperava a adutora. Neste município e nos outros três, a empresa complementou o abastecimento com carros-pipa, utilizados para atender prédios públicos, entre eles escolas e hospitais.
A Caern já escorou a adutora com blocos de concreto nos locais onde a chuva causou erosão do terreno, para evitar que haja rompimentos quando houver maior volume pluviométrico. Dídimo informou que a adutora fica encaixada em três blocos de concreto, cada um medindo um metro cúbico, dando mais firmeza à tubulação. Os técnicos da empresa continuam percorrendo a adutora em toda extensão para detectar possíveis danos ou vazamentos em locais de difícil acesso, no interior dos municípios das regiões Agreste e Trairi do Estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário